Famílias

 Acompanhamento de Famílias

Nesta modalidade o voluntário passará por um treinamento e precisará dispor de tempo durante a semana para visitar as famílias, entrar em contato por telefone e garantir que os encaminhamentos realizados se cumpram de fato, tendo em vista as dificuldades que podem impedir seu devido cumprimento.


O acompanhamento visa personalizar e humanizar a relação entre sujeito acolhido e pessoa que acolhe de maneira a evitar ações de caráter autoritário e hierárquico, mas compartilhado e em solidariedade diária.

Por acompanhamento entende-se: “1) estar ou ficar junto com ou junto a (alguém), constantemente ou durante certo tempo; 2) ... conviver ou compartilhar as mesmas situações com, ou ser companheiro; 3) deslocar-se junto ou seguir na mesma direção; ...4) ... ir ou seguir próximo (a alguém) para dispensar cuidados, servir de guia, protetor ou ajudante; 5)... agir conjuntamente ou em colaboração com...; 6) observar, manter a atenção ou interesse voltado (para algo ou alguém que está em movimento, em desenvolvimento, mudança, ação ou atividade) durante um período de tempo e, eventualmente, participando do processo e interferindo nele; ... 7) prestar atenção a (algo ou alguém), compreendendo ou assimilando através dos sentidos e/ou da inteligência o que é dito, pensado, etc. por outrem...” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001, pp. 62-63).

AddThis Social Bookmark Button